Blog brasileiro inspirado no MOVIMENTO PASS IT ON do chef inglês, Jamie Oliver. Passe adiante as receitas que você sabe e aprenda novos pratos. Juntos vamos fazer o Brasil mais saudável.


Classifique as receitas que já fez! Inscreva-se no feed Ou receba por E-mail

Pão de Gérmen de Trigo

Esse é um dos meus favoritos. Fica fofinho e úmido o suficiente para durar uma semana sem ficar seco e duro. E de quebra tem as propriedades antioxidantes do gérmen de trigo.

Ingredientes
  • 4 1/3 de xícara (475g) de farinha de trigo forte comum (não pode ser aquela com fermento!)
  • 1/4 de xícara (50g) de gérmen de trigo (se quiser por 1/2 xícara dá certo também)
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
  • 2 colheres de chá de mel
  • 275ml de água morna (1 xícara mais duas colheres de sopa)
  • 1 gema de ovo + 1 colher de sopa de água pra pincelar
  • 2 colheres de sopa de sementes de gergelim
Modo de fazer

Há 2 maneiras, sendo que a segunda te dá 3 opções. Se você quiser fazer todo o processo à mão será ótimo. Se quiser facilitar um pouquinho você pode fazer a primeira sova; 1-numa máquina de pão, 2-num processador, 3-na batedeira com pá apropriada para pães.
Eu sempre fiz à mão mas, com o calor de 40ºC que fazia aqui, tentei usar minha batedeira e deu muito certo. Note que isso não elimina a necessidade da segunda sova!

Então vamos lá.

Manualmente
Facilitando
Coloque os quatro primeiros ingredientes numa tigela grande e friccione a manteiga com o os outros ingredientes até que tudo se pareça com migalhas de pão (mais fino que isso, na verdade). Dissolva rapidamente o fermento e o mel na água morna e acrescente à mistura. Misture tudo até que forme uma massa macia. Então enfarinhe a mesa levemente e largue a massa sobre ela para começar a sovar.
Sove bem por 5 a 10 minutos até que a massa esteja macia e elástica. À partir daqui é tudo igual.
Seja na máquina de pão, processador ou batedeira, a ordem é a mesma: Líquidos primeiro. Com uma diferença na máquina de pão: com ela o fermento vai separado por último em uma cova na farinha. Então acrescente nessa ordem: primeiro a água morna misturando o fermento (fria e sem fermento se for na máquina de pão), a manteiga e o mel. Então acrescente o gérmen de trigo, a farinha e depois o sal. (Se estiver fazeno na máquina de pão acrescente o fermento só agora, fazendo um buraquinho na farinha.)
Bata por 5 a 10 minutos ou até que a massa esteja macia e elástica.
Na máquina de pão é só selecionar o programa de massa ou massa básica.
Só mais uma diferença: a máquina de pão já terá deixado a massa crescer então pode pular para a segunda sova. Se não for o caso aqui vai a etapa do crescimento.
Crescimento no verão:
Coloque a massa em uma tigela (preferencialmente de vidro) untada com óleo. Vire-a para que ela fique toda coberta de óleo e cubra com um pano úmido.
Se quiser acelerar um pouco mais o processo, coloque a tigele com a massa em cima de uma grade (como essas que vem com o microondas para dourar) e debaixo coloque uma vasilha com água fervendo. Cubra tudo com um pano.
Deixe crescer por 1 hora ou até que dobre de volume.
Crescimento no inverno:
Em dias frios a massa leva mais tempo pra crescer. Então aqueça o forno por 2 ou 3 minutos em potência bem baixa e ferva um pouco de água. Coloque a massa em uma tigela (preferencialmente de vidro) untada com óleo. Vire-a para que ela fique toda coberta de óleo. Desligue o forno, ponha uma vasilha com água fervente de baixo da grade do forno e a vasilha com a massa (coberta com um plástico E uma toalha) na grade. A massa dobrará de volume em menos de 1 hora. (Pode variar entre 40min e 1 h e meia)

Segunda sova:
Coloque a massa de volta na mesa levemente enfarinhada. Sove bem. Enrole dando um formato oval e transfira para uma assadeira ou forma de pão untada. Faça cortes na parte superior da massa com 2 a 3 cm de distância. Use uma faca bem afiada.

Segundo crescimento:
Cubra com um plástico besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente para crescer por 30 minutos ou até que a massa aumente pela metade.

Assando:
Pincele com a gema de ovo misturada com uma colher de água. Salpique com o gergelim. Asse em forno PRÉ-AQUECIDO a 200ºC por 25 a 30 minutos ou até que o pão fique bem dourado e pareça oco quando você bater com a ponta dos dedos.

Coloque o pão para esfriar sobre uma grade (se quiser uma casca mais sequinha) ou embrulhado em uma toalha (se quiser que ele fique bem úmido).


Para mais dicas sobre como fazer um pão confira: http://movimentopasseadiante.blogspot.com/2009/09/pao-tipo-baguete-e-dicas.html 
O livro na foto é o livro de onde tirei a receita "O livro dos pães" da Sara Lewis e foi publicado pela LAROUSSE. TEm muitas receitas de pães de todo o tipo e de todo o mundo. Se você realmente gostar dessa arte é uma ótima aquisição. Quando comprei paguei R$13,90 em promoção das Americanas online. Foi dado! Agora o mais barato que achei foi R$27,90 na Fnac.

0 comentários:

Postar um comentário

>>> PARECE QUE O NOME/URL ESTÁ COM PROBLEMAS. VÁ EM ANÔNIMO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR NOME E EMAIL NO CORPO DA MENSAGEM! <<<
SE VOCÊ NÃO TEM CONTA DO GOOGLE (GMAIL) CLIQUE EM NOME/URL E PREENCHA APENAS O CAMPO NOME (É SUFICIENTE). SE NÂO CONSEGUIR, CLIQUE EM ANÔNIMO E ESCREVA SEU NOME NA MENSAGEM.

Related Posts with Thumbnails