Blog brasileiro inspirado no MOVIMENTO PASS IT ON do chef inglês, Jamie Oliver. Passe adiante as receitas que você sabe e aprenda novos pratos. Juntos vamos fazer o Brasil mais saudável.


Classifique as receitas que já fez! Inscreva-se no feed Ou receba por E-mail

Pão Tipo Baguete e Dicas

Essa é uma receita básica de pão tipo baguete (apesar de na foto eu tenha feito eles redondos). A quantidade de fermento correta seria uma colher de sopa, mas como "errei" da primeira vez e no erro deu certo continuo fazendo do mesmo jeito.
Essa receita está cheia de dicas que adcionei pra que qualquer pão que você fizer dê certo. Mais pra frente postarei outras receitas de pão.

Ingredientes:
  • 2 1/2 col. (sopa) de fermento biológico seco
  • 1 1/4 xic. de água morna
  • 3 xic. de farinha
  • 2 col. (sopa) de açúcar
  • 1 col. (sopa) de sal
  • 1 col. (sopa) de azeite de oliva
  • farinha de milho pra enfarinhar
Modo de Fazer:
  1. O pão começa no dissolver o fermento biológico. Água muito quente mata o fermento, muito fria não ativa. Eu faço assim: coloco o dedo na água e se não estiver queimando mas quase dê vontade de tirar o dedo d'água ta bom. Dissolva o fermento em 1/4 de xic. e deixe por 1 ou 2 minutos. Depois mistute numa vasilha grande com o resto da água, a farinha, o açúcar e o sal. Misture um pouco e a partir daqui começa o trabalho de sovar!
  2. "Mas e o azeite?" Calma! Na etapa de sovar a farinha com o fermento e o açúcar formam o glúten. O glúten só é ruim pra quem tem intolerância a ele, pois ele é um dos responsáveis por deixar o pão fofinho. Misturar o óleo antes previne a formação de glúten, então resista!
  3. Bater a massa na mesa ou tábua e esticá-la bem ajuda muito na formação do glúten. Essa parte é cansativa, mas vale como uma terapia e garanto que a noite de sono estará garantida! Assista o VÍDEO (CLIQUE AQUI) e tente fazer isso além da sova tradicional. Por uns 15 ou 20 minutos. Não é tanto tempo assim! Faça umas pausas de 10 segundos se precisar. Vá adicionando farinha pra desgrudar das mãos e da mesa, mas não exagere! A massa não deve ficar seca nem dura. Depois desse tempo você vai sentir uma massa mais lisa e leve. É hora de por o óleo e sovar umn pouco mais até sentir lisa leve e encoporada de novo.
  4. Dica importante! Unte com óleo a vasilha onde o a massa irá descansar, faça uma bola com a massa, ponha dentro da vasilha e vire-a. Assim o óleo em volta de toda a massa não a deixará secar e ela crescerá melhor. Tape com um plástico e uma toalha.
  5. Essa dica fez toda a diferença pra mim, porque, principalmente no inverno, a massa leva muito tempo pra crescer. Então aqueça o forno por 2 ou 3 minutos em potência bem baixa e ferva um pouco de água. Desligue o forno, ponha uma vasilha com água fervente de baixo da grade do forno e a vasilha com a massa na grade. A massa dobrará de volume em menos de 1 hora! (Pode variar entre 40min e 1 h e meia)
  6. Dobrado o volume a receita segue normal. Dê uns socos na massa pra sair o ar de dentro, estique-a, enrole-a, corte como quiser, molde como quiser, até recheie como quiser. E então enfarinhe umas formas com farinha de milho, ponha os pães aí, faça uns cortes superficiais se quiser, MOLHE A SUPERFÍCIE (pra uma casquinha mais crocante) OU PASSE ÓLEO (mais macia), ponha um plástico sobre eles e espere dobrar de volume mais uma vez (leva de 1h a 1h e meia).
  7. Pronto pra assar! Mas antes mais um segredinho. Se você gosta daquela casquinha em cima do pão coloque uma vasilha com água fervente junto pra assar. Isso também faz o pão crescer ainda mais e ficar mais molhadinho por dentro. Ponha os pães pra assar a 220ºC, sem pré-aquecer(!), por 10 minutos. Baixe para 200ºC e deixe assar por mais 25 a 30 minutos. Até que o som quando bater na casca seja um som de oco.
  8. Última dica! Se seu forno tiver dourador ou grill ligue-o por 5 ou 10 minutos (depois de assado por 25 minutos em 200ºC) ou até que dê uma coradinha.
É isso ai. Sintam-se à vontade para mudar, inventar e bricar com a receita. O azeite pode ser trocado por manteiga, banha, margarina, nata, outros óleos... a água por leite... recheie, corte diferente! Divirta-se! Se gostar ensine mais alguém a fazer e peça o que os outros têm pra te ensinar. 
De: Laís Scortegagna

0 comentários:

Postar um comentário

>>> PARECE QUE O NOME/URL ESTÁ COM PROBLEMAS. VÁ EM ANÔNIMO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR NOME E EMAIL NO CORPO DA MENSAGEM! <<<
SE VOCÊ NÃO TEM CONTA DO GOOGLE (GMAIL) CLIQUE EM NOME/URL E PREENCHA APENAS O CAMPO NOME (É SUFICIENTE). SE NÂO CONSEGUIR, CLIQUE EM ANÔNIMO E ESCREVA SEU NOME NA MENSAGEM.

Related Posts with Thumbnails