Blog brasileiro inspirado no MOVIMENTO PASS IT ON do chef inglês, Jamie Oliver. Passe adiante as receitas que você sabe e aprenda novos pratos. Juntos vamos fazer o Brasil mais saudável.


Classifique as receitas que já fez! Inscreva-se no feed Ou receba por E-mail

Cheesecake de amora

Acredito que devemos valorizar muito as plantas nativas, e uma maneira é valorizar o potencial alimentício delas, que por vezes não são comercializadas pois o comércio tem que disponibilizar os alimentos de acordo com o gosto dos clientes, as pessoas querem comer melancia o ano todo e tem que ter melancia todos os meses pra satisfazer o gosto destas. Ainda me lembro da época em que esperávamos o verão pra poder saborear as melancias, comer melancia no inverno tava mais pra ficção científica.
Quando frutas nativas são comercializadas, o preço (nas grandes redes de supermercado) são de tirar o fôlego e os últimos tostões da carteira de cada um, é só ver o preço daquelas bandejinhas de jaboticaba ou laranjinha kinkan (aquela de casca doce e miolo bem azedo que, por vezes, se coloca na cachaça.
Como as amoreiras estão ficando carregadas, colhi algumas (e olha que os pés ficavam numa calçada) e fiz um cheesecake.
Ingredientes:
  • 1 pacote (400g) de bolacha Maizena triturado
  • 130g de margarina sem sal e gelada (eu utilizo aquela para culinária)
  • 2 colheres de sopa de achocolatado em pó (opcional)
  • 300g de ricota
  • 200g de cream cheese
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher se sopa de suco de limão
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 pacote de gelatina incolor
  • 1/2 xícara de água
  • 3 xícaras de amora fresca bem madura

Modo de preparo:

Massa - misture a bolacha, a amrgarina e o cachocolatado até formar uma massa. Forre o fundo de uma forma de aro removível e leve para assar durante aproximadamente 10 minutos a 200ºC, ou até dar uma leve corada. Reserve.

Recheio - numa batedeira bata a ricota, o cream cheese. 1 xícara de açúcar, o suco de limão e o creme de leite. Depois de bem homegenizado acrescente o pacote da gelatina hidratada em 1/2 xícara de água e bata levemente só para incorporar com o creme.

Despeje o recheio na massa já fria e leve à geladeira para firmar.

Calda - numa panela coloque as amoras e 1 xícara de açúcar, mex em fogo brando até formar uma geléia. Deixe esfriar e coloque por cima do recheio.

Leve à geladeira por no mínimo 4h antes de desemformar. Se quiser decore com amoras in natura.

Neste sítio http://www.abcdosalimentos.com/receitas/content/view/1933/143/ encontrei uma versão desta receita para diabéticos, ainda não a testei, ams me parece ótima!

AÇÕES:

1 comentários:

Laís Scortegagna disse...

Adorei Paola! Esse é o espírito. Se eu conseguir umas amoras (antes que a criançada coma todas) vou fazer. Se não vou esperar as pitangas.
Deve ser uma delícia!

Postar um comentário

>>> PARECE QUE O NOME/URL ESTÁ COM PROBLEMAS. VÁ EM ANÔNIMO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR NOME E EMAIL NO CORPO DA MENSAGEM! <<<
SE VOCÊ NÃO TEM CONTA DO GOOGLE (GMAIL) CLIQUE EM NOME/URL E PREENCHA APENAS O CAMPO NOME (É SUFICIENTE). SE NÂO CONSEGUIR, CLIQUE EM ANÔNIMO E ESCREVA SEU NOME NA MENSAGEM.

Related Posts with Thumbnails