Blog brasileiro inspirado no MOVIMENTO PASS IT ON do chef inglês, Jamie Oliver. Passe adiante as receitas que você sabe e aprenda novos pratos. Juntos vamos fazer o Brasil mais saudável.


Classifique as receitas que já fez! Inscreva-se no feed Ou receba por E-mail

O que observar ao degustar uma cerveja

Tava lendo o blog do gibi bar http://gibibar.blogspot.com/search/label/Bebidas e achei essas dicas ótimas pra quem quer aprender a apreciar cerveja:

1. Análise Visual: é o primeiro contato que vc vai ter com a bebida. Olhe para a sua cerveja:
- Coloração: Ela é amarela ouro? Vermelha cor de rubi? Totalmente escura?
- Transparência: Sua cerveja é totalmente transparente? Ou tão opaca que você não vê através dela?
- Limpidez: É um liquido límpido e brilhante? Ou possui resíduos em suspensão?

A Espuma
- Formação: Ela é bem formada? Aerada, com bolhas grandes? Densa, com bolhas finas?
- Persistência: Quando você serve sua cerveja, a espuma se forma e logo em seguida já vai embora ou fica por ali até seu copo terminar?
- Coloração: Existem espumas brancas, passando pela cor de creme, até as marrons.

2. Análise Olfativa
Mais de 80% das sensações de gosto são percebidas pelo olfato. Aqui, percebemos e associamos os aromas da cerveja com outros alimentos e aromas. A seguir algumas famílias aromáticas e seus exemplos:
- Florais: violeta, jasmim, margarida
- Herbáceos: capim, palha, grama
- Frutados: pêssego, abacaxi, maçã, amoras, banana
- Especiarias: cravo, pimenta, noz-moscada
- Tostado: café, chocolate, madeira
- Adocicados: baunilha, caramelo
- Nozes: amêndoas, castanhas
- Balsâmicos: eucalipto, pinho, vinagre

3. Análise Gustativa
Diferente do vinho, onde para sentirmos os taninos devemos bochechar a bebida, na cerveja o que nos interessa principalmente é o amargor. Para degustar, devemos mandá-la direto para o fundo. A famosa golada. E é no palato que concluímos nossas sensações de gosto e também as percepções físicas.

- Gosto: doce, salgado, amargo, azedo
- Sensações Físicas: acidez, adstringência, corpo
- Equilíbrio: Essas sensações estão em harmonia entre si? Ou algo se destaca mais do que o resto? Em uma cerveja equilibrada, os elementos acima devem estar em harmonia.
- Complexidade Gustativa: Ela é complexa na boca? A cada gole você descobre novas sensações ou simplesmente é nítido e pronto?

4. Análise Final
- Retro-gosto: Após ingerir a cerveja, quando você expira sente seus aromas novamente? Se sim, essa é percepção do retro-gosto.
- Persistência Aromática: Quanto tempo ainda fica sentindo os aromas da cerveja no palato? Pode ser desde o fúgido e ligeiro até o muito persistente.
- Equilíbrio Harmônico: O conjunto visual, olfativo e gustativo estão em harmonia? Ou no nariz ela se apresenta muito agradável, porém na boca tem pouco equilíbrio? Ou visualmente está convidativa e no nariz não apresenta nenhum aroma? Aqui você avalia a bebida como um todo.
- Percepção Final: Lhe agradou? Você compraria novamente essa cerveja? Seria uma cerveja para ser apreciada a toda hora ou somente em ocasiões especiais ou em harmonizações?

0 comentários:

Postar um comentário

>>> PARECE QUE O NOME/URL ESTÁ COM PROBLEMAS. VÁ EM ANÔNIMO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR NOME E EMAIL NO CORPO DA MENSAGEM! <<<
SE VOCÊ NÃO TEM CONTA DO GOOGLE (GMAIL) CLIQUE EM NOME/URL E PREENCHA APENAS O CAMPO NOME (É SUFICIENTE). SE NÂO CONSEGUIR, CLIQUE EM ANÔNIMO E ESCREVA SEU NOME NA MENSAGEM.

Related Posts with Thumbnails