Blog brasileiro inspirado no MOVIMENTO PASS IT ON do chef inglês, Jamie Oliver. Passe adiante as receitas que você sabe e aprenda novos pratos. Juntos vamos fazer o Brasil mais saudável.


Classifique as receitas que já fez! Inscreva-se no feed Ou receba por E-mail

Semana do Peixe


A Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP) lançou nesta semana que passou a Semana do Peixe, que visava aumentar o consumo de pescado (que no Brasil é muito baixo) propiciando a venda direta (na qual o pescador recebe mais pelo produto e o consumidor paga menos pelo mesmo).
Este ano a campanha teve também como foco a alimentação saudável, já que o pescado é uma rica fonte de ômega 3 (que também é encontrado em nozes, folhas de rúcula e alguns óleos vegetas, mas em concentrações mais baixas do que nos pescados) importantes no auxílo da redução do colesterol e triglicerídeos, diminuição dos riscos de doenças coronarianas e é um importante mediador de reações inflamatórias (como alergias, artrite reumatóide).
O que é considerado pescado?
É considerado pescado peixes de água doce e de água salgada, lagostas, camarões, ostras, mexilhões e demais mariscos, tanto faz se frescos, secos, salgados, enlatados ou em conserva.
A SEAP disponibilizou cartilhas em mercados públicos e redes de supermercados, explicando técnicas de conservação, como escolher o melhor pescado e algumas receitas, sendo que duas delas são da Proposta de Formulações à Base de Pescado para a Inclusão na Alimentação Escolar feitas pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, da Universidade Federal de São Paulo ( que eu achei uma ótima idéia, afinal você que tem filhos, sobrinhos ou outros conhecidos em idade escolar, quantas vezes que é oferecido pescado na merenda?)
Bom vou deixar aqui uma receita de casquinha de siri que fica ótima, se não tiver siri (porque é caro, e em muitos lugares eles até misturam com um pouco de peixe rpa render) eu recomendo usar o cação-viola ou emplastro, que é um peixe de cartilagem que depois de cozido e desfiado fica muito semelhante ao siri.
Casquinha de Siri
Ingredientes:
  • 500g de carne de siri desfiada (ou peixe)
  • 1 cebola grande
  • 2 tomates médios maduros
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 ovo batido
  • meia lata de creme de leite
  • azeite de oliva o suficiente pra refogar
  • gotas de limão
  • meio maço de cheiro verde
  • farinha de rosca e queijo parmesão ralado para cobrir
  • sal, pimenta e cominho para temperar
Modo de preparo:
Tempere o siri desfiado (ou peixe) com sal, pimenta (de sua preferência), cominho e umas gotinhas de limão. Refogue a cebola e o tomate no azeite de oliva e acrescente a carne do siri previamente temperada. Depois de refogado adicione o molho de tomate e o cheiro verde picado. Deixe o molho reduzir, abaixe o fogo e adicione o creme de leite e o ovo batido (primeiro as claras e depois as gemas), misture até ficar homogêneo.
Em forminhas individuais, ou num refratário adicione o creme e por cima polvilhe uma mistura de queijo parmesão ralado (não muito fino) e farinha de rosca. Leve ao forno pré-aquecido por 10 a 15 minutos, ou até dourar.
Fica ótimo acompanhado com arroz e uma batata souté, ou em porções individuais fica uma bela entrada.

0 comentários:

Postar um comentário

>>> PARECE QUE O NOME/URL ESTÁ COM PROBLEMAS. VÁ EM ANÔNIMO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR NOME E EMAIL NO CORPO DA MENSAGEM! <<<
SE VOCÊ NÃO TEM CONTA DO GOOGLE (GMAIL) CLIQUE EM NOME/URL E PREENCHA APENAS O CAMPO NOME (É SUFICIENTE). SE NÂO CONSEGUIR, CLIQUE EM ANÔNIMO E ESCREVA SEU NOME NA MENSAGEM.

Related Posts with Thumbnails