Blog brasileiro inspirado no MOVIMENTO PASS IT ON do chef inglês, Jamie Oliver. Passe adiante as receitas que você sabe e aprenda novos pratos. Juntos vamos fazer o Brasil mais saudável.


Classifique as receitas que já fez! Inscreva-se no feed Ou receba por E-mail

Salada de Maionese com Camarão

Aproveitando a Semana do Peixe vai aqui uma salada especial.
Ingredientes:
  • 4 batatas médias cozidas e cortadas em cubos
  • 500 g de camarão cozido
  • 2 gemas cozidas e 1 crua
  • óleo de soja ou girassol acrescentado aos poucos o quanto for necessário
  • em torno de uma colher de sopa de vinagre tinto acrescentado aos poucos
  • um maço de salsa e cebolinha picados
  • sal

Modo de fazer:
O mais complicado aqui é a maionese. Deixe as batatas previamente cozidas, mas não muito macias porque se desmancham ao misturar. A melhor batata pra isso é a de casca clara. A de casca escura e rosada é ótima pra purê. Deixe também o camarão cozido. O camarão não deve ficar muito tempo na água pois ficará duro. Salgue-o antes e quando a água ferver coloque-os na panela e deixe por no máximo 2 minutos.
Agora para a maionese: em uma tigela coloque duas gemas cozidas e uma crua. Vá adicionando óleo aos poucos em quanto bate com um garfo ou fouet ou - se tiver prática - no liquidificador ou processador. Por que fazer a mão? Porque assim fica mais fácil de cuidar pra não desandar (ficar líquida). Bata sempre sem parar acrescentando aos poucos o óleo. Pode colocar aqui o sal também (mais ou menos uma colher de chá) Aos poucos comece a por bem pouco vinagre.
Funciona assim: se ficar muito duro ponha mais vinagre. Muito mole, ponha mais óleo. Sempre batendo.
Quando sentir que está no ponto prove, acerta o sal (se necessário) e estará pronta para usar. Talvez não dê certo da primeira vez, mas não desista. Tente de novo.
Agora misture as batatas, a salsa e a cebolinha, os camarões e a maionese tudo junto, e pronto. Sirva com salada de alface ou como um acompanhamento de luxo.

AÇÕES:

0 comentários:

Postar um comentário

>>> PARECE QUE O NOME/URL ESTÁ COM PROBLEMAS. VÁ EM ANÔNIMO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR NOME E EMAIL NO CORPO DA MENSAGEM! <<<
SE VOCÊ NÃO TEM CONTA DO GOOGLE (GMAIL) CLIQUE EM NOME/URL E PREENCHA APENAS O CAMPO NOME (É SUFICIENTE). SE NÂO CONSEGUIR, CLIQUE EM ANÔNIMO E ESCREVA SEU NOME NA MENSAGEM.

Related Posts with Thumbnails