Blog brasileiro inspirado no MOVIMENTO PASS IT ON do chef inglês, Jamie Oliver. Passe adiante as receitas que você sabe e aprenda novos pratos. Juntos vamos fazer o Brasil mais saudável.


Classifique as receitas que já fez! Inscreva-se no feed Ou receba por E-mail

Arroz de Forno

Essa semana mesmo estava reclamando que eu não aguentava mais o meu tempero, cozinho em casa, pros amigos, pros vizinhos e no curso.. fora quando não cozinho pra mim, pra experimentar texturas e sabores.. Então sai e comi um PF de uma padaria, tava salgado pra burro, mas nunca foi tão saboroso!
Se passaram 3 dias dessa minha reclamação, aqui em Porto Alegre, onde moro, ta chovendo a dias, estava de folga do trabalho e pensei "uhmm o que vou fazer já que estou de folga??" e a resposta foi a mais óbvia COZINHAR!

Para a minha tristeza, o rancho do mês ainda não foi comprado e eu, ilhada em casa, me virei com os restos mortais que habitavam a minha geladeira, me restou fazer um delicioso arroz de forno!

Arroz de Forno
Ingredientes:
  • 300g de frango desfiado
  • 2 tomates bem maduros
  • 1 cebola média
  • 1 dente de alho
  • 2/3 de lata de molho de tomate
  • 1 pitadinha de fermento para bolo
  • 4 xícaras de arroz cozido
  • 1/2 pote de requeijão
  • 100g de queijo mozzarella ralado
  • 3 ovos cozidos
  • 3 ovos crus
  • sal, pimentas e alecrim a gosto
  • 2 colheres de maionese
  • azeite para refogar
  • óleo o suficiente para a maionese

Modo de preparo:

Para o recheio, numa panela aquecida coloque o azeite e o alho picado, antes de o alho começar a dourar demais acrescente a cebola picada. Refogue até a cebola murchar e começar a dourar, adicione os tomates picados e espere o tomate liberar água e dar uma reduzida. Junte o frango desfiado e o molho de tomate, misture bem e acrescente um pouco de água, deixe reduzir um pouco e adicione a pitada de fermento (essa é uma dica muito importante quando a gente lida com esses molhos prontos, serve pra tirar a acidez), coloque o alecrim e as pimentas moidas, prove e ajuste o sal. Reserve

Unte um refratário com as colheres de maionese, e disponha metade do arroz no refratário, cubra com o molho, as claras cozidas picadas, adicione um pouquinho mais de pimenta e alecrim, se quiser. Coloque colheradas do requeijão, cubra com a mozzarella ralada e coloque o restante do arroz, cobrindo bem.

Em um outro recipiente (eu utilizo um prato fundo) coloque as 3 gemas cozidas e 1 gema crua, esmague as gemas cozidas e misture com a gema crua, lembre-se de mexer sempre pro mesmo lado, se não depois a maionese desanda. Vá adicionando aos poucos o óleo e sempre mexendo pro mesmo lado, só adicione mais óleo quando o óleo qeu foi colocado já estiver totalmente incorporado. Na minha maionese caseira eu não coloco vinagre, mas façam do jeito que estão acostumados. Assim que achar que a quantidade estiver satisfátoria, cobrindo aproximadamente 2/3 do refratário, coloque sal a gosto e reserve. Bara as três claras cruas em neve, pode ser a mão mesmo, com um fuet, batedor de claras ou um simples garfo, ela não precisa ficar bem em ponte de neve, ficando firme já está bom. Misture as claras delicadamente com a maionese e despeje por cima da cobertura de arroz.

Leve ao forno pré-aquecido até dourar a maionese em cima.

O recheio pode variar de acordo com qeu tiver em casa, invente, coloque milho, mude o recheio faça com carne moída, resto de churrasco, salsicha, atum, dá pra fazer muitas combinações, além de ser um prato único e bem apresentável.. no máximo uma saladinha de folhas e/ou uma batata palha pra acompanhar.

Com as 2 gemas que sobrou fiz uma gemadinha para tomar com leite, mas elas podem ser guardadas, reserve para um dia que tiver que picelar algum salgado feito no forno, elas podem, também, ser congeladas, mas para isso é necessário qque se retire a película da gema.

0 comentários:

Postar um comentário

>>> PARECE QUE O NOME/URL ESTÁ COM PROBLEMAS. VÁ EM ANÔNIMO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR NOME E EMAIL NO CORPO DA MENSAGEM! <<<
SE VOCÊ NÃO TEM CONTA DO GOOGLE (GMAIL) CLIQUE EM NOME/URL E PREENCHA APENAS O CAMPO NOME (É SUFICIENTE). SE NÂO CONSEGUIR, CLIQUE EM ANÔNIMO E ESCREVA SEU NOME NA MENSAGEM.

Related Posts with Thumbnails