Blog brasileiro inspirado no MOVIMENTO PASS IT ON do chef inglês, Jamie Oliver. Passe adiante as receitas que você sabe e aprenda novos pratos. Juntos vamos fazer o Brasil mais saudável.


Classifique as receitas que já fez! Inscreva-se no feed Ou receba por E-mail

Pizza

Essa receita é de massa de pizza é do livro A Itália de Jamie. A receita manda colocar 200g de semolina e 800g de farinha, mas fica ótima com 1Kg de farinha também. A receita é fácil, dá quatro pizzas médias ou duas família, pode ser pré assada e congelada pra futuras pizzas, ou ser usada na hora. Como boa brasileira, fiz a borda recheada com requeijão. Pode ser feita com cheddar, doce de leite ou brigadeiro. Ou não fazê-la. É opcional. O recheio é opcional também, mas vale a pena testar esse aqui.

Ingredientes:
  • 1Kg de farinha (ou 200g de semolina e 800g de farinha
  • 1 colher de sopa de sal
  • 2 sachês de 7g de fermento biológico seco (ou uma colher de sopa)
  • 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro (na receita diz açúcar de confeiteiro dourado, mas usei o normal)
  • cerca de 650ml de água morna (Importante que seja morna. Nem muito quente - mata o fermento, nem muito fria - não ativa o fermento. Coloque o dedo pra testar.)
Modo de preparo:
Ponha a farinha e o sal em uma tigela (de preferencia de boca larga) e abra uma cova de 18 cm no meio. A parte, misture o fermento e o açúcar à água morna, misture com um garfo e deixe descançar por uns dois minutos. Despeje na cavidade da farinha e comece a trazer a farinha  para dentro da cavidade (com um garfo ou com a mão mesmo) se misturando com a água até ficar um mingal grosso. Quando a massa estiver unida e muito dura pra misturar com um garfo polvilhe suas mãos com farinha e comece a moldá-la em uma bola. Enfarinhe a mesa, ponha a massa sobre ela e comece a sovar (esticar e dobra a massa diveras vezes) por 10 minutos até obter uma massa lisa, elástica e macia.
Coloque a massa em uma tigela novamente e cubra-a com um plástico (filme plástico ou saco plástico). Deixe descansar por pelo menos 15 minutos em temperatura ambiente(se descansar por mais tempo não tem problema, já deixei até por mais de hora e ficou muito boa. Pode fazer o que tiver de fazer e depois volte pra sua massa).
Agora divida a massa em dois, quatro ou seis, dependendo do tamanho que quer pra suas pizzas. Abra-as 15 ou 30 minutos antes de prepará-las.
Se for fazer só mais tarde guarde-as na geladeira em fomas untadas e enfarinhadas, cobertas por filme plástico, ou em papel alumínio untado e enfarinhado (que pode ser usado para empilhar discos de pizza) e coberto por filme plástico.
Polvlhe a massa com farinha e abra os discos com um rolo ou uma garrafa de vinho vazia e limpa. Se gostar de massa fininha estique mais, preferindo grossa estique menos. O livro fala em meio centímetro de espessura. 
Ponha os discos nas formas ou se tiver pedra pra pizza coloque em papel alumínio (na foto cooquei em papel manteiga).
Se quiser fazer a borda coloque o requeijão em um saco plastico e faça um corte em uma das pontas, ou use um saco de confeiteiro ou ainda, compre daqueles que já tem uma ponta pra cortar e espremer. Faça um círculo de requeijão e vá fechando as bordas da massa sobre ele. Pincele as bordas com azeite de oliva, recheie as pizzas e asse-as.

O recheio de Filé Mignon e Azeitonas Pretas:
 Aqui foi usado filé mignon cortado em cubos e passado ligeiramente no disco de arado (ou na chapa, num grill ou panela de ferro) com manteiga e um fio de azeite. Espalhe molho de tomate (ou maionese, ketchup e mostarda) no disco, coloque o filé algumas azeitonas pretas, azeite de oliva e orégano e cubra tudo com queijo muzzarela.

Para assar:
Pré-aqueça o forno a 250ºC (recheie as pizzas enquanto isso). Se tiver pedra de pizza acomode a pizza na pedra (que já deve estar dentro do forno), se não coloque com o papel alumínio diretamente sobre a grade do forno (se tiver coragem. Pra isso elas devem ser pequenas.), ou coloque em uma forma mesmo. Asse por 7 a 10 minutos ou até que o queijo esteja borbulhando e as bordas estejam douradas e crocantes. 
De: Laís Scortegagna

AÇÕES:

1 comentários:

Anônimo disse...

Lais, essa pizza foi covardia, vc tem que me convidar qualquer dia para uma dessas ...

Estou com água na boa ...

Beijos
Daniel

Postar um comentário

>>> PARECE QUE O NOME/URL ESTÁ COM PROBLEMAS. VÁ EM ANÔNIMO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR NOME E EMAIL NO CORPO DA MENSAGEM! <<<
SE VOCÊ NÃO TEM CONTA DO GOOGLE (GMAIL) CLIQUE EM NOME/URL E PREENCHA APENAS O CAMPO NOME (É SUFICIENTE). SE NÂO CONSEGUIR, CLIQUE EM ANÔNIMO E ESCREVA SEU NOME NA MENSAGEM.

Related Posts with Thumbnails